Realização

Restauração Florestal no estado do Rio de Janeiro

Sobre
A restauração florestal ou reflorestamento ambiental consiste na implantação de projetos de reabilitação de áreas degradadas com uso de espécies nativas, com o objetivo final de tentar reconstituir e garantir a manutenção da biodiversidade e os processos a ela associados (ciclagem de nutrientes, ciclo da água, ciclo do carbono, etc).

 

A iniciativa

Com o objetivo de dar transparência e promover o envolvimento da sociedade nas ações de restauração florestal no estado do Rio de Janeiro, o Inea e seus parceiros criaram o Portal da Restauração Florestal Fluminense. ​O Portal reúne informações acerca dos compromissos de restauração no Estado além de tecnologias de apoio à gestão florestal disponíveis aos envolvidos na cadeia produtiva da restauração no âmbito estadual. 

 

O Inea

Criado através da Lei nº 5.105, de 04 de outubro de 2007, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), está submetido à Secretaria do Estado do Ambiente, com a função de executar as políticas públicas estaduais do meio ambiente, de recursos hídricos e de recursos florestais adotadas pelos Poderes Executivo e Legislativo do Estado.

O Inea foi implantado pelo Governo do estado do Rio de Janeiro, em 12 de janeiro de 2009, através do Decreto nº 41.628, a partir da fusão de três órgãos: FEEMA (Fundação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente), Serla (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas) e IEF (Instituto Estadual de Florestas).

Para saber mais sobre a legislação aplicada a restauração no estado do Rio de Janeiro clique aqui ou visite a página do Inea.

 

1/9