Conservação em foco - Dia Mundial do Meio Ambiente


Comemora-se hoje, dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, após uma semana intensa, com diversas atividades relacionadas ao tema. A data faz referência ao dia de abertura da Conferência de Estocolmo para o Ambiente Humano (1972), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com intuito de debater questões relacionadas a sociedade e ao meio ambiente.


Durante a semana houve diversas programações voltadas ao assunto e, em especial, ontem, dia 04 de junho, aconteceu o 1º Encontro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) on-line, por meio da plataforma Youtube. O evento contou com mesas redondas ao longo do dia abordando temas muito pertinentes aos proprietários/possuidores, pesquisadores, gestores e futuros interessados.


Possibilidades de exploração sustentável do turismo em áreas naturais, formas de planejamento e gestão para tal, experiências em outros estados, como o caso do Paraná e Mato Grosso do Sul foram alguns dos assuntos abordados durante o evento. Para conferir na íntegra toda a programação, a equipe organizadora deixou disponível o conteúdo aqui.


As RPPNs são unidades de conservação privadas criadas a partir do interesse do proprietário firmar um compromisso permanente com a proteção da área. Em entrevista, Débora Rocha, integrante do Núcleo de RPPN do Inea, relata a importância dessas reservas para a proteção de fragmentos florestais da Mata Atlântica e de outros ecossistemas associados e de sua potencialidade para formação de corredores ecológicos, além de uma ferramenta que une esforços de conservação junto às áreas de conservação de administração pública.


Quanto ao cenário atual no estado, o Núcleo de RPPN do Inea aponta que já foram reconhecidas 91 RPPNs, distribuídas em 32 municípios, com um quantitativo de área de 8.329,82 hectares. Maiores informações podem ser obtidas por meio do Portal do Inea, ou através do e-mail : rppn@inea.rj.gov.br.


Fique de olho!

Ainda hoje, às 18h, acontecerá um Live na página do Programa Vem Passarinhar RJ no Instagram com profissionais e entusiastas da observação de aves contando como organizar eventos de observação de aves, trazendo relatos sobre principais desafios e experiências. Um bom exemplo de turismo de visitação natural e respeito ao meio ambiente, não?

@inea.rj.gov.br

@vempassarinharrj

#vempassarinharrj

#vempassarinhardecasa


Postagem elaborada por: Ana Clara Brum

0 visualização