• Maria F. Calazans - RFF

Inea institui Grupo de Trabalho para discutir o cadastro de povos e comunidades tradicionais no CAR

Atualizado: 17 de Out de 2019


No dia 03 de setembro, a Gerência do Serviço Florestal (GESEF) realizou a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) para discutir critérios e procedimentos para garantir o cadastramento e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos povos e comunidades tradicionais do estado do Rio de Janeiro.



O principal objetivo de criação do GT CAR PCT é garantir a participação efetiva dos povos e comunidades tradicionais na definição de critérios e procedimentos para o cadastramento e validação do CAR dos territórios.


Fazem parte do GT CAR PCT as seguintes instituições: Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Associação de Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro (ACQUILERJ) e o Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT).


As informações cadastradas são fundamentais para o diagnóstico dos problemas socioambientais e possíveis efeitos das mudanças climáticas nos territórios dos ocupantes tradicionais, fazendo com que o processo de regularização fortaleça a manutenção desses espaços e o enfrentamento dessas questões, levando em conta a atuação e respeitando a cultura de cada comunidade.


Caso haja outros segmentos que não estejam incluídos no projeto e desejam participar do grupo de trabalho, basta entrar em contato com a GESEF através do e-mail gt.car.pct@gmail.com ou telefone (21) 2332-5521.

#CadastroAmbientalRuralCAR #ComunidadesTradicionais

0 visualização