Inea organiza Capacitação de CAR para Povos e Comunidades Tradicionais


Nos dias 13 e 14 de novembro foi realizado, no Parque Estadual dos Três Picos (PETP), o primeiro curso de capacitação para a realização de Cadastro Ambiental Rural (CAR) de Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) no estado do Rio de Janeiro.

Organizado pela Gerência do Serviço Florestal (GESEF) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), a capacitação contou com a participação de 40 (quarenta) técnicos do Inea, ITERJ e INCRA, além de representantes de comunidades Quilombolas e Caiçaras do Estado.

A antropóloga Gabriela Berbigier Gonçalvez (SFB) apresentou a legislação relacionada ao tema, as características específicas do módulo de cadastro, estratégias de cadastramento, além de experiências do CAR PCT em outros Estados do Brasil.

Os representantes das comunidades ressaltaram ainda a relação intrínseca que possuem com a conservação do ambiente, as características de sua relação com os órgãos ambientais, além de demonstrarem a importância do cadastramento de seus respectivos territórios no processo de legitimação dos PCTs perante o Estado.

A capacitação proporcionou momentos de debates e discussões entre os participantes das possíveis estratégias de cadastramento e experiências quanto ao CAR e a necessidade de uma maior integração do poder público para o cumprimento eficiente desta etapa de regularização ambiental.