CAR é apresentado à comunidade quilombola em Búzios

Atualizado: 16 de Out de 2019


No dia 25 de novembro, a Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baia Formosa, localizado no munícipio de Armação de Búzios, promoveu uma atividade festiva em comemoração ao mês da Consciência Negra.

O evento foi realizado no ginásio da escola Lidya Sherman, na estrada da Rasa no Quilombo de Baia Formosa, e reuniu integrantes da comunidade, juntamente com representantes da Prefeitura Municipal de Armação de Búzios, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Instituto de Terra e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) e do Quilombos no Projeto de Educação Ambiental (Quipea).

A programação do evento incluiu palestra de apresentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e exibição de vídeo sobre experiências relativas ao CAR já vivenciadas por comunidades tradicionais do nordeste do país. Além disso, houve a realização do Cadastro Único pela prefeitura, oficina de poesia, roda de conversa sobre a questão do território quilombola e apresentação de ciranda.

A palestra sobre o CAR, ministrada pelo gerente do Serviço Florestal do Inea, Flavio Valente, destacou a importância do cadastro para a regularização ambiental do território ocupado e/ou reivindicado pelas comunidades tradicionais.

O objetivo do encontro foi realizar o primeiro contato do órgão estadual com o segmento e estabelecer um canal de comunicação para iniciar o processo de regularização ambiental do território.

#CadastroAmbientalRuralCAR #ComunidadesTradicionais #Inea

0 visualização