Diário Oficial da União (DOU) publica a Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras

Atualizado: 16 de Out de 2019


O Diário Oficial da União (DOU) publicou no dia 13/06/2018 a Estratégia Nacional para Espécies Exóticas e Invasoras, que foi aprovada pela Comissão Nacional de Biodiversidade (CONBIO), através da Resolução CONABIO nº 07, de 29 de maio de 2018. Esta estratégia tem por finalidade orientar práticas de ações mitigatórias a fim de evitar a introdução e a dispersão de espécies exóticas invasoras na biodiversidade brasileira e reduzir os impactos causados por estas sobre o ecossistema.

Espécies exóticas invasoras têm potencial de alterar sistemas naturais, de maneira que estão entre as principais causas diretas de perda de biodiversidade e extinção de espécies, juntamente com mudanças climáticas e conversão de habitat pela exploração humana, como expansão de áreas agrícolas, fatores que podem ter efeitos negativos, tanto ecológicos quanto econômicos.

Este documento direciona estratégias para a gestão e o manejo de espécies exóticas invasoras no Brasil para um período de 12 anos, até 2030. A Estratégia Nacional é integrada por um Plano de Implementação, no qual ações prioritárias são definidas e detalhadas para cada componente deste plano.

#Biodiversidade #MeioAmbiente #PlanodeManejo #EspéciesExóticas

0 visualização