INEA entrega a primeira Autorização Ambiental para o Manejo Sustentável da Aroeira no Estado

Atualizado: 16 de Out de 2019


No dia 22 de maio, a Associação de Lavradores do Assentamento Rural Ademar Moreira foi contemplada com a entrega da primeira Autorização Ambiental para o Manejo Florestal Sustentável da Aroeira, também conhecida como pimenta rosa.

Graças ao trabalho desenvolvido com as instituições reunidas no GT Aroeira (INEA, MAPA, EMATER, INCRA, PMSPA, entre outras), foi possível viabilizar a construção de um Plano de Manejo Florestal Sustentável Comunitário (PMFS) para o assentamento. O PMFS contempla a exploração da aroeira no interior do Assentamento Ademar Moreira, na área de reserva legal coletiva do mesmo, regularizando uma atividade que já era tradicionalmente executada pelos agricultores.

O gerente do Serviço Florestal do INEA Flavio Valente, destacou o empenho e a parceria das instituições que viabilizou o apoio à associação no desenvolvimento do PMFS e louvou o esforço dos agricultores na construção desta importante alternativa que agrega a geração de emprego e renda à conservação do meio ambiente.

O evento, além da entrega da Autorização Ambiental, também contemplou a entrega de outros componentes do projeto, como a inauguração do Centro de Beneficiamento Primário da Pimenta Rosa, com recursos do Programa Rio Rural, bem como a entrega dos certificados dos cursos de manejo e boas práticas da aroeira, promovido pelo SENAR-RJ.

A aroeira (Schinus terebinthifolius Raddi) é uma planta nativa da Mata Atlântica cujos os usos contemplam a fabricação de medicamentos, cosméticos, além do uso de seus frutos na alta gastronomia, com a já mundialmente conhecida Pimenta Rosa.

Como resultado do projeto, espera-se promover o desenvolvimento da cadeia produtiva da aroeira no Estado do Rio de Janeiro, agregando valor ao produto final e a diversificação da renda dos beneficiários.

Além do Gerente do Serviço Florestal do INEA, que representou o Diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas, Paulo Schiavo Jr., estiverem presentes no evento, o vice-prefeito de São Pedro da Aldeia, Mauro Lobo, a presidente da EMATER-RIO, Stella Romanos, o diretor Técnico, Ricardo Mansur, o superintendente de federal de Agricultura do MAPA, Gilberto Alencar, a coordenadora técnica do Programa Rio Rural, Helga Hissa e o presidente da Associação de Lavradores do Assentamento Ademar Moreira, Edimar Oliveira Pinto.

Crédito das fotos: Prefeitura Municipal de São pedro D'Aldeia


0 visualização