Realização

Inea realiza nova capacitação interna para operação do Módulo de Análise do CAR

Atualizado: 16 de Out de 2019


Através de uma parceria entre Instituto Estadual do Ambiente – INEA/RJ e o Serviço Florestal Brasileiro – SFB, no ambito da cooperação técnica estabelecida para gerir o Sistema de Cadastro Ambiental Rural – SICAR realizou-se nos dias 7 a 11 de maio, nova capacitação de 25 técnicos para a análise e validação dos Cadastros Ambientais Rurais - CAR.

Estima-se que o estado do Rio de Janeiro possua cerca de 60.000 estabelecimentos rurais segundo o último censo agropecuário realizado. Atualmente, após três anos desde o lançamento, pouco mais de 40.000 já estão cadastrados no SICAR.

Considerando o tamanho do desafio, a Gerência do serviço Florestal do Inea realiza capacitações periódicas, preparando recursos humanos para realizar as análises, e recentemente estabeleceu estratégia de priorização buscando maximizar os resultados das análises e alcançar os objetivos da politica de meio ambiente.

Com o início da fase de validação dos cadastros em 2017, será iniciada a ultima fase do CAR que consiste na regularização ambiental das propriedades rurais no estado do Rio de Janeiro através do Programa de Regularização Ambiental – PRA.

O PRA, regulamentado pela resolução Inea nº 149 de 24 de janeiro de 2018, irá possibilitar a expansão da restauração florestal no Estado além de atender os objetivos estratégicos do INEA no que tange a proteção de mananciais para abastecimento público e da conservação da biodiversidade no território fluminense.

#Inea #CadastroAmbientalRuralCAR #GerênciadoServiçoFlorestal #ProgramadeRegularizaçãoAmbientalPRA

141 visualizações