Assentamento em São Pedro da Aldeia recebe treinamento para manejo de Aroeira

Atualizado: 16 de Out de 2019


Em uma parceria com o Sindicato Rural de Araruama, Mapa, Iterj, Emater-Rio, Inea-RJ e a Secretaria de Agricultura de São Pedro da Aldeia, agricultores rurais do assentamento Ademar Moreira, em São Pedro da Aldeia, receberam treinamento de boas práticas para o manejo sustentável em áreas naturais da Aroeira/Pimenta Rosa.

Durante o treinamento os produtores rurais conheceram as características da planta, a legislação para o extrativismo sustentável da Aroeira, com destaque para as normas regulamentadoras referentes ao ambiente e a segurança do trabalho.

O instrutor do Senar-Rio, o Engenheiro Florestal Júlio Cesar Correa de Souza, destacou como seria realizado o manejo sustentável, os tratos culturais da Aroeira e a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs):

“Durante o treinamento demostramos aos produtores rurais a importância do uso dos EPI’s e que o uso de ferramentas inadequadas como facão e foice para a coleta dos frutos não devem ser adotados. Na maioria das vezes quebram os galhos e danificam as árvores, afetando diretamente a sanidade da planta. Fizemos também demonstrações para a apresentação da poda correta através do uso de equipamentos como tesouras, serrotes e podão, deixando sempre uma porcentagem dos frutos para a alimentação da fauna e a preservação da espécie, respeitando o meio ambiente. Sempre com foco nas boas práticas sustentáveis durante a coleta.”

Para mais informações e ler a matéria completa acesse o site do Sistema FAERJ através do link: http://sistemafaerj.com.br/noticia/manejo-da-aroeirapimenta-rosa-e-tema-de-treinamento-do-senar/

#Inea #Manejo #Aroeira