Realização

Jun 21, 2018

Como calcular indicadores?

1 comment

Edited: Jun 21, 2018

O art. 8º da Resolução do INEA nº 143 de 14/06/17 diz que "Os parâmetros avaliados em cada projeto terão seus valores aferidos para cada um dos indicadores ecológicos, a partir dos dados obtidos em campo e informados pelo restaurador, e serão comparados, pelo INEA, com os valores intermediários de referência previsto no Anexo II [...]".

 

O Anexo II apresenta valores de referência para fins de quitação nas fitofisionomias florestais, sendo que os parâmetros indicadores apresentados são: densidade, ind. zoocóricos, cobertura de copa, equitabilidade, riqueza, altura média e infestação de gramíneas (%), porém não há uma explicação de como calcula-los.

 

Procurei em algumas literaturas como calcular equitabilidade J' e infestação de gramíneas, mas não encontrei nada. Como se calcula esses indicadores???

Olá Ester,

 

você chegou a ler o nosso manual de monitoramento? Nele, tentamos detalhar cada parâmetro e fazer uma breve explicação de como calcular cada um deles.

 

O manual está disponível para download em www.restauracaoflorestalrj.org/documentos-uteis.

 

Sugerimos então dar uma olhada no documento e se ainda persistir alguma dúvida, por favor, entre em contato novamente conosco que teremos o prazer em esclarecer.

 

Grande Abraço!

New Posts
  • O que vocês acharam da nova Resolução Inea Nº 143/2017 que institui o Sistema Estadual de Monitoramento e Avaliação da Restauração Florestal - SEMAR no estado do Rio de Janeiro (http://www.restauracaoflorestalrj.org/single-post/2017/07/14/Inea-institui-o-Sistema-Estadual-de-Monitoramento-e-Avalia%C3%A7%C3%A3o-da-Restaura%C3%A7%C3%A3o-Florestal)? Queremos saber sua opinião, ela é muito importante para nós! Comente aqui com sua opinião, crítica, sugestão ou elogio.