02 - Como obter a segunda via do Recibo do CAR?


A segunda via pode ser obtida através da Central do Proprietário/Possuidor. Selecione a opção de acordo com as informações que você possui.

Opção 1 – Clique aqui se possui o número de inscrição do imóvel rural no CAR e não criou acesso na Central do Proprietário/Possuidor.

Opção 2 – Clique aqui se possui o número de inscrição do imóvel rural no CAR e já criou acesso na Central do Proprietário/Possuidor.

Opção 3 – Clique aqui se possui apenas o número do protocolo do Recibo de Inscrição do imóvel rural no CAR.

Opção 4 – Caso você não possua o número do protocolo ou do Recibo de Inscrição do imóvel rural no CAR, envie um e-mail para car.gesef.inea@gmail.com informando o número do CPF e nome do titular do imóvel que foi cadastrado no CAR.




03 - Como verificar se o imóvel rural já possui cadastro no CAR?


Para verificar se existe um imóvel cadastrado em nome do titular de um CPF/CNPJ, envie e-mail para car.gesef.inea@gmail.com informando o número do CPF/CNPJ, nome do proprietário ou possuidor e nome da propriedade.




04 - Como recuperar o acesso na Central do Proprietário/Possuidor?


Opção 1Clique aqui, caso você se recorde e tenha acesso ao e-mail cadastrado na Central do Proprietário/Possuidor.

Opção 2 – Caso você não se recorde e/ou não tenha acesso ao e-mail cadastrado na Central do Proprietário/Possuidor, envie e-mail para car.gesef.inea@gmail.com com os seguintes anexos:

  • Requerimento padrão (clique aqui se for pessoa física ou clique aqui se for pessoa jurídica) devidamente preenchido e assinado pelo proprietário/possuidor ou representante legal do imóvel rural. Em caso de representante legal, deverá ser apresentada cópia da procuração (reconhecida em cartório) e cópia do RG e CPF do procurador. Ressalta-se que nos casos de representante legal, o requerimento deverá ser preenchido com os dados do proprietário do imóvel, podendo apenas ser assinado pelo representante legal;

  • Cópia do RG e CPF ou CNPJ do proprietário/possuidor do imóvel rural;

  • Cópia da Certidão de Óbito do proprietário/possuidor do imóvel rural se for o caso;

  • Cópia de documento formal nomeando o inventariante do imóvel se for o caso.




06 - Como retificar as informações cadastradas no CAR?


Para obter o passo a passo para a retificação das informações declaradas no CAR clique aqui.




07 - Como solicitar o cancelamento de um cadastro de imóvel rural no CAR?


Para solicitar o cancelamento de um cadastro no CAR é necessário seguir os procedimentos descritos abaixo:

  1. Enviar o requerimento padrão (clique aqui) devidamente preenchido e assinado pelo proprietário ou possuidor do imóvel rural para o e-mail car.gesef.inea@gmail.com

  2. O requerimento deverá acompanhar a seguinte documentação:

  • Cópia do RG e CPF/CNPJ do proprietário ou possuidor do imóvel rural;

  • Em caso de representante legal, deverá ser apresentada cópia da procuração (reconhecida em cartório) e cópia do RG e CPF do procurador. Ressalta-se que nos casos de representante legal, o requerimento deverá ser preenchido com os dados do proprietário do imóvel, podendo apenas ser assinado pelo representante legal;

  • Cópia da Certidão de Óbito do proprietário ou possuidor do imóvel rural se for o caso;

  • Cópia de documento formal nomeando o inventariante do imóvel se for o caso.

  • Toda a documentação que comprove o motivo do cancelamento do CAR; tais como documentos do imóvel, documentos técnicos, notificações ou demais documentos que julgar necessário.




08 - Quais são os principais motivos para que o proprietário ou possuidor solicite o cancelamento do cadastro do imóvel rural no CAR?


Os principais motivos para que o proprietário ou possuidor solicite o cancelamento do cadastro de imóvel rural no CAR são:

  • Necessidade de retificação do município de localização do imóvel rural declarado no CAR;
  • Alteração da destinação da área do imóvel rural para urbano. Clique aqui para saber qual a documentação necessária para este caso;
  • Em casos de duplicidade de cadastros existentes no SICAR;
  • Para fins de remembramento ou desmembramento do imóvel rural;
  • Por decisão judicial.




09 - Como proceder quando o sistema informa uma mensagem de erro?


Tente refazer o procedimento. Caso o erro persista, envie e-mail para car.gesef.inea@gmail.com com print da tela de erro. No corpo do e-mail descreva todas as etapas e os procedimentos realizados até o momento da mensagem de erro.




14 - A inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais?


Sim. A inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais (propriedades ou posses), sejam eles públicos ou privados, e áreas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território.




16 - Quem pode fazer a inscrição do imóvel rural no CAR?


A inscrição no CAR poderá ser feita por um cadastrante, pelo próprio proprietário ou possuidor do imóvel rural ou por um representante legal, pessoa física que estará habilitada pelo proprietário ou possuidor a representá-lo em todas as etapas do CAR.

As áreas e territórios de uso coletivo, tituladas ou concedidas a povos ou comunidades tradicionais deverão ser inscritas no CAR pelo órgão ou instituição competente pela sua gestão ou pela entidade representativa proprietária ou concessionária dos imóveis rurais.

É de responsabilidade do órgão fundiário competente a inscrição no CAR dos assentamentos de Reforma Agrária. Nos casos da inscrição individualizada dos lotes contidos nos assentamentos de Reforma Agrária, é opcional fazê-lo por seus próprios meios ou contando com o apoio do órgão fundiário competente, para proceder os respectivos cadastros no CAR.




17 - Qual o prazo para inscrição do imóvel rural no CAR?


Foi retirado o prazo para inscrição do imóvel rural, de acordo com a medida Provisória n° 884, de 2019, que alterou a Lei Federal nº 12.651, de 25 de maio de 2012.

Cabe destacar que a inscrição do imóvel rural no CAR serve para:

  • Acessar o crédito agrícola, em qualquer de suas modalidades;
  • Cumprir da obrigatoriedade de declaração e registro das informações ambientais de todos os imóveis rurais no Brasil e emissão do “Recibo de Inscrição do Imóvel Rural no CAR”;
  • Registrar a área de Reserva Legal no órgão ambiental competente, e como requisito para aprovação da sua localização;
  • Proceder à regularização ambiental mediante adesão aos Programas de Regularização Ambiental – PRA;
  • Acessar aos programas de apoio governamental;
  • Requisitar autorização da prática de aquicultura e infraestrutura a ela associada nos imóveis rurais com até 15 (quinze) módulos fiscais, localizados em áreas de preservação permanente;
  • Requisitar autorização de supressão de floresta ou outras formas de vegetação nativa no imóvel rural;
  • Requisitar o cômputo das Áreas de Preservação Permanente no cálculo da Reserva Legal do imóvel;
  • Requisitar autorização da exploração econômica da Reserva Legal mediante manejo sustentável;
  • Requisitar a constituição de servidão ambiental e Cota de Reserva Ambiental no imóvel rural, e para acessar os mecanismos de compensação da Reserva Legal;
  • Requisitar autorização de intervenção e supressão de vegetação em Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal para atividades de baixo impacto ambiental; e
  • Requisitar a autorização da continuidade das atividades agrossilvipastoris, de ecoturismo e de turismo rural em áreas rurais consolidadas até em 22 de julho de 2008 localizadas em Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal.




18 - É necessária a averbação da aprovação da Reserva Legal em cartório?


Não. De acordo com § 4° do art. 18 da Lei Federal nº 12.651/12, o registro da Reserva Legal no CAR desobriga a averbação desta no Cartório de Registro de Imóveis.




19 - O que é o Recibo de Inscrição e o número de registro no CAR?


O Recibo de Inscrição do imóvel rural no CAR emitido pelo SICAR, que inclui o “número de registro no CAR”, é o documento que comprova o envio com sucesso dessas informações à base do SICAR e, por consequência, a efetivação da inscrição do imóvel rural no CAR.

Recomenda-se que o Recibo seja salvo em pasta de fácil acesso, pois é essencial ao usuário para se cadastrar na Central do Proprietário/Possuidor e para retificar as informações declaradas.

O Recibo de Inscrição é emitido ao usuário pelo SICAR em extensão .pdf. Quando emitido ao usuário, esse documento pode ser salvo automaticamente no computador em “Disco Local (C:) >> Users >> Nome do usuário >> Downloads”.




20 - Qual é a diferença entre o protocolo de preenchimento e Recibo de Inscrição do imóvel rural no CAR?


O protocolo é o documento que representa que a declaração do Módulo de Cadastro do SICAR foi preenchida e que o arquivo '.car' foi gerado, ao passo que o Recibo é o documento que comprova o envio com sucesso dessas informações à base do SICAR e, por consequência, a efetivação da inscrição do imóvel rural no CAR.




21 - Quem aprova a localização da Reserva Legal?


A localização da Reserva Legal será aprovada pelo órgão ambiental integrante do SISNAMA, após a inclusão do imóvel no CAR. Para imóveis inseridos no estado do Rio de Janeiro a aprovação da localização da Reserva Legal será realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente – Inea.




22 - O CAR servirá para comprovação de regularização fundiária?


Não. Conforme previsto na Lei Federal n°12.651/12, o CAR não será considerado título para fins de reconhecimento do direito de propriedade ou posse, tampouco substitui o cadastramento junto ao Sistema Nacional de Cadastro Rural – SNCR do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, conforme exigido no art. 2° da Lei Federal nº 10.267, de 28 de agosto de 2001, e a necessidade de certificação da poligonal do perímetro do imóvel junto ao INCRA, previsto no § 5º do art. 176 da Lei Federal nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973.​




15 - É obrigatória a inscrição no CAR de imóveis localizados em zona urbana?


Sim, desde que o imóvel se destine ou possa se destinar à exploração agrícola, pecuária, extrativa vegetal, florestal ou agroindustrial, conforme disposto no inciso I do art. 4º da Lei Federal no 8.629, de 25 de fevereiro de 1993.




01 - Como criar acesso à Central do Proprietário/Possuidor?


Para obter o passo a passo para a criação do acesso à Central do Proprietário/Possuidor clique aqui.




10 - Como responder as notificações do CAR?


Toda notificação deve ser respondida por meio da Central do Proprietário/Possuidor ( www.car.gov.br/#/central/acesso), mesmo que tenha sido recebida pelos Correios. Portanto não será considerada atendida a notificação que for respondida com material impresso ou quaisquer outros meios que não através Central do Proprietário/Possuidor. Caso o proprietário não atenda a notificação ou não apresente justificativa para o não atendimento, o cadastro poderá ser suspenso. Se ainda não possui acesso à Central do Proprietário/Possuidor, siga as instruções para criação de login de acesso na Dúvida nº01. Se já possui acesso à Central do Proprietário/Possuidor clique aqui.




11 - Como solicitar prorrogação de prazo de notificação do CAR?


A solicitação de prorrogação de prazo deve ser feita por meio de Requerimento de Prorrogação de Prazo (clique aqui se for pessoa física ou clique aqui se for pessoa jurídica) enviado através da Central do Proprietário/Possuidor (www.car.gov.br/#/central/acesso), mesmo que a notificação tenha sido recebida pelos Correios. Portanto não será considerada nenhuma solicitação de prorrogação de prazo enviada em material impresso ou quaisquer outros meios que não através da Central do Proprietário/Possuidor. Se já possui acesso à Central do Proprietário/Possuidor clique aqui. Se ainda não possui acesso à Central do Proprietário/Possuidor, siga as instruções para criação de login de acesso na Dúvida nº 01. Caso o proprietário não solicite de prorrogação do prazo para atendimento da notificação ou não apresente justificativa para o não atendimento, o cadastro poderá ser suspenso. Toda solicitação de prorrogação de prazo estará sujeita à análise do técnico.




12 - Como acessar o arquivo vetorial enviado pelo técnico da análise para retificar o CAR?


O arquivo vetorial enviado pelo técnico responsável pela análise pode ser acessado por meio da Central do Proprietário/Possuidor e poderá ser utilizado para retificação do cadastro. Se já possui acesso à Central do Proprietário/Possuidor clique aqui. Se ainda não possui acesso à Central do Proprietário/Possuidor, siga as instruções para criação de login de acesso na Dúvida nº01.




05 - O que fazer quando o link enviado após a troca de e-mail da Central do Proprietário/Possuidor expira?


Caso o link enviado para cadastro de senha para acesso a Central do Proprietário/Possuidor tenha expirado (4 horas) após a solicitação de alteração de e-mail, clique aqui.




23 - O que é a Regularização Ambiental do imóvel rural e onde formalizá-la?


A Regularização Ambiental do imóvel rural é o conjunto de atividades desenvolvidas e implementadas que visem atender ao disposto na legislação ambiental e, principalmente, relacionadas com a manutenção e recuperação de Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de Uso Restrito, e à compensação da Reserva Legal. A inscrição do imóvel no CAR, junto ao órgão estadual competente, é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental. Identificada após a análise do cadastro a existência de passivo ambiental, o Inea convocará, para assinatura do Termo de Compromisso, o proprietário ou possuidor de imóvel rural que no ato do envio das informações preenchidas no Módulo de Cadastro do CAR manifestou interesse de adesão ao PRA ou aderiu ao programa no prazo estipulado em Lei.




13 - Como obter as bases cartográficas do Inea de APP, Uso Restrito e Reserva Legal aprovadas para realizar o cadastro no CAR?


O Inea disponibiliza sua base de dados geoespaciais de Áreas de Preservação Permantente (APP) e Reservas Legais aprovadas através do Portal GeoInea. Para obter instruções sobre como fazer o download desses arquivos, clique aqui. A base de Áreas de APP de Uso Restrito deve ser solicitada diretamente à Gerência de Serviço Florestal através do e-mail car.gesef.inea@gmail.com. Todas essas bases podem ser utilizadas na realização do cadastro ou na retificação do imóvel.





Dúvidas frequentes

Para saber mais e baixar o módulo de cadastro acesse: www.car.gov.br

Você também pode obter mais informações acessando a apostila, a cartilha e panfleto com informações disponíveis na aba Publicações.